SÃO PAULO - As operadoras de telefonia móvel Brasil Telecom GSM e Claro ficaram entre as empresas com maior número de reclamações em maio, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
No mês passado, o índice de reclamações da BrT foi de 0,578 a cada mil acessos ao chamado Serviço Móvel Pessoal (celular). Já a Claro teve 0,444 reclamações para cada mil acessos.
As operadoras Aeiou, Oi Celular, TIM GSM e Vivo aparecem em seguida no ranking das mais reclamadas, com 0,442, 0,402, 0,397, 0,274, respectivamente. Completando a lista, estão a CTBC Celular (0,205) e Sercomtel Celular (0,050).
Ranking
Ao todo, dos mais de 183,5 milhões de usuários de telefonia móvel, 69.592 realizaram reclamações no quinto mês do ano
No mesmo mês de 2009, as primeiras posições no ranking não eram tão diferentes: Claro em primeiro, com 0,582 reclamações por mil assinantes, seguida pela Aeiou (0,519), Oi Celular (0,514), Brasil Telecom (0,514), TIM GSM (0,324), CTBC (0,211), Vivo (0,195) e Sercomtel Celular (0,098).
Desempenho no Atendimento
Considerando o Desempenho no Atendimento de serviço, ainda entre as prestadoras de serviço móvel, a Aeiou e a Brasil Telecom obtiveram os piores resultados em maio de 2010, com notas de 70,6 e 81,1, respectivamente, de 100 pontos possíveis.
Entre as operadoras com os melhores desempenhos estão a Sercomtel Celular, que obteve nota 100, e a CTBC, que ficou com 99,750 pontos, como é possível verificar na tabela abaixo:
Operadora - Nota
Sercomtel Celular - 100
CTBC Celular - 99,750
Vivo - 96,300
TIM GSM - 90,150
Oi Celular - 89,900
Claro - 87,800
Brasil Telecom GSM - 81,100
Aeiou - 70,616
O IDA leva em consideração a capacidade das prestadoras de atender as demandas em um prazo de cinco dias, de diminuir as reclamações dos consumidores, de reduzir as pendências e evitar reincidências.
As operadoras partem da nota 100 e perdem pontos pelos desvios em relação às metas de desempenho previamente estabelecidas.
Telefonia fixa
Das operadoras de telefonia fixa, as mais reclamadas na modalidade de ligação local foram a TIM, com 2,338 reclamações por mil acessos, seguida da Oi (1,402), Telefônica (1,146) e Brasil Telecom (0,980).
Completam o ranking a Embratel (0,904), GVT (0,555), CTBC Telecom (0,276), Sercomtel (0,107) e Intelig, que ficou com o menor número de reclamações na modalidade ligação local, de 0,010.
Ao todo, a Anatel registrou 46.665 reclamações em maio, dentre os mais de 41,4 milhões de assinantes.
Fonte: Infomoney
Nenhum comentário:
Postar um comentário