quinta-feira, 24 de junho de 2010

Número de internautas brasileiros cresce 20% em 2009, aponta estudo

O Brasil foi o país que acrescentou mais usuários à internet em termos absolutos: foram 6 milhões de novos internautas no ano passado, número que representa um percentual de 20% em relação ao ano anterior, segundo pesquisa da empresa de estatísticas comScore, divulgada no final da semana passada.

Em 2008, o Brasil registrava 28,6 milhões de internautas. De acordo com os dados, 34,4 milhões de usuários únicos foram identificados no ano passado.

No total, a América Latina teve um crescimento de 23% no ano passado --e representa uma fatia de 8% da audiência da internet mundial.

Embora o Brasil represente 34% dos usuários da América Latina, 61% das compras via internet são feitas no país.

Os dados indicam ainda que usuários brasileiros também são os que passam a maior parte do tempo on-line, em uma média de 26,4 horas durante o mês de fevereiro deste ano. O tempo é superior à média mundial, cujo número é 22,6 horas, e à média latino-americana (24,3 horas mensais).

REDES SOCIAIS

A penetração das redes sociais no Brasil é muito forte, segundo os números: elas têm 77,5% de alcance no país.

A média da América Latina, contudo, é mais alta: 81,9%.

O Facebook apresenta um baixo, mas crescente, índice de penetração no país: apenas 15% dos internautas aderiram à plataforma.

Embora não forneça números, a pesquisa sublinha a forte presença do Orkut como site de relacionamentos principal do país.

Já o Twitter aparece com quase 18 milhões de usuários no país, segundo os dados.

Na região latino-americana, o uso de redes sociais já ultrapassou o de e-mail, de acordo com o estudo: 81,9% dos internautas acessaram sites como Twitter e Facebook, em detrimento do e-mail, cujo acesso foi de 78,9% dos internautas.

As líderes absolutas nas preferências dos usuários, contudo, ainda residem nas clássicas ferramentas de busca, que lideram com 85,5% de adesão na internet.


Fonte: Folha de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário