domingo, 11 de julho de 2010

Férias divertidas e com baixo custo

Com alguns cuidados é possível se divertir e precaver o bolso, evitando entrar agosto no vermelho

Julho chegou. De um lado, crianças com energia a mil. De outro, pais que nem sempre podem realizar passeios e viagens onerosas ao bolso. Como enfrentar e tirar de letra essa situação? Uma certa dose de criatividade aliado a um mínimo de planejamento podem garantir férias saudáveis e bem divertidas para famílias que vão permanecer em casa por não poderem comprometer o orçamento doméstico com certas "extravagâncias". Para a coordenadora do Núcleo de Educação do Consumidor e Administração Familiar (Educon), do Departamento de Economia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Shandra Carmen de Aguiar, o recesso escolar representa uma boa oportunidade para a interação da família e a promoção da educação financeira infantil.

Preencher o tempo das crianças com atividades lúdicas, culturais e acessíveis ao bolso não é tão difícil quanto pode parecer. "É preciso que os pais tenham um bom diálogo com os filhos, sempre mostrando quanto está podendo gastar. A ida ao cinema, por exemplo, pode representar R$ 50,00 por pessoa. Isso porque além do ingresso, há despesas como lanche e estacionamento", adverte a economista.

"Fazer sessões de filme em casa sai bem mais barato. Cursos gratuitos também são interessantes porque a criança ocupa o tempo dela e amplia o seu potencial educativo", completa Shandra Carmem.

Uma sessão nostalgia, onde pais e filhos podem, juntos, rever fotos antigas e lembrar episódios importantes para a família também é outro tipo de atividade interessante e que não representa nenhum gasto financeiro. Outra ideia é organizar, sem ter que sair de casa, brincadeiras da criançada com amigos da escola ou da vizinhança.

"Fortaleza é um local onde temos boas opções de circuitos culturais e parques", emenda Shandra, referindo-se às programações especiais para este mês do Centro Cultural Banco do Nordeste, da Universidade de Fortaleza (Unifor) e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Idas à praia (se possível já levando o próprio lanche), no fim de tarde ao calçadão da Beira-Mar e aos domingos ao Parque do Cocó também são opções com baixo custo. Shoppings de Fortaleza, como o Iguatemi também estão com programação aberta ao público infantil durante julho.

O importante é sempre ter em mente que a diversão não necessariamente depende do dinheiro. "Existem inúmeras opções do que s fazer, basta ser criativo. O que interessa é que os pais estejam próximos do filho, estabelecendo um elo e educando-o financeiramente. A criança reproduz o que ela vive. Esse tipo de controle, hoje, vai se refletir mais na frente, fazendo-a um adulto mais equilibrado", destaca Shandra.

Fontwe: Diário do Nordeste Onlinne

Nenhum comentário:

Postar um comentário