sábado, 24 de julho de 2010

Celular vira obsessão e provoca transtorno

A nomofobia ocorre quando as pessoas sentem pânico por ficar longe do aparelho

O celular está por toda a parte, bolso e bolsa. Levá-lo a todos os locais já é rotina, principalmente quando se vai viajar. Até porque, é um meio de comunicação. Mas já pensou quando ele fica fora de área e você não consegue fazer ligações? Para alguns, isso é a causa de uma fobia chamada Nomofobia.

Suas características são, em resumo, a angústia de não poder se comunicar por celular. Esse mal já afeta 53% dos usuários de telefonia móvel no Reino Unido. Segundo a pesquisa britânica realizada pelo Instituto YouGov, nove em cada 100 pessoas que usam celular ficam em "estado de profunda ansiedade" quando desligam o aparelho. No Brasil, ainda não há estatísticas sobre o sentimento das pessoas. A origem do nome do transtorno vem do inglês: 'nomo' é a abreviatura de 'no mobile', que significa 'sem celular'.

Segundo a psicóloga Andréia Calçada, que atende paciente com a nomofobia, durante a sessão, já chegou a observar as pessoas monitorando o celular: “Outros vêm por causa de problemas no relacionamento e quando a gente escuta, percebe que o vício no celular causa o problema. A pessoa não consegue estar em família, quando está brincando com o filho é sempre interrompida pelo celular. Toda ligação é urgente e não pode ficar para depois".

De acordo com os dados da pesquisa, a fobia afeta mais os homens, 58%, já as mulheres correspondem a 48%. Entre os entrevistados, 20% disseram que não desligam o telefone nunca e cerca de 10%, que o trabalho as obriga a estarem sempre acessíveis.

“A ciência vem mostrar o quanto o uso abusivo de tecnologias pode influenciar no aparecimento de transtornos de ansiedade. O pensamento obsessivo relacionado ao uso do celular gera ansiedade e angústia que podem vir a comprometer a vida social do indivíduo”, enfatiza a tutora do Portal Educação, psicóloga Denise Marcon.

O Instituto de Psiquiatria da UFRJ atende gratuitamente pacientes com a fobia no Laboratório de Pânico e Respiração. E segundo a pesquisadora Anna Lúcia Spear King, a dependência é tão grave quanto as drogas ou a bebida: “Muitas vezes, a pessoa teme passar mal e não ter como se comunicar, ou só se sente segura para ir longe quando está com o celular”.

Fonte: Portal da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário