segunda-feira, 5 de julho de 2010

Consumidor mais exigente muda realidade do setor

Pesquisa mostra que, atualmente, os consumidores brasileiros têm características peculiares e estão muito bem informados

O maior acesso à informação e o fortalecimento do poder de compra da classe C fizeram com que o consumidor ficasse mais exigente e o comércio está se adaptando a essa nova realidade investindo no atendimento, ao buscar diferenciais para oferecer aos clientes. É o que revelou a pesquisa Estratégias para o varejo brasileiro – reflexões sobre os anseios do consumidor, realizada pela Deloitte com 50 empresas de grande e médio porte, no período de 13 de maio a 07 de junho.

A pesquisa mostra que, atualmente, o consumidor brasileiro tem características peculiares e está muito bem informado, sendo comum que ele chegue ao local já conhecendo características do produto ou serviço que está buscando. Por este perfil do cliente, o varejista precisa estar cada vez mais atento para que sua estratégia seja traçada de forma correta e isso tem sido feito com programas de treinamento, programas de recompensa e atenção à gestão de desempenho. “Não adianta ter um produto de alto valor agregado se a clientela busca outra coisa, porque as pessoas já saem de casa direcionadas para o que querem comprar”, explica o responsável pela área da indústria de varejo e bens de consumo da Deloitte, Reynaldo Saad.

Para evitar a ruptura de relacionamento com o cliente, 91% dos varejistas estão preocupados com as questões operacionais, afirmando que o mais relevante é a eficiência na reposição dos produtos. Já entre os líderes de mercado, 100% deles consideram a gestão dos estoques, seguida por uma definição eficiente do mix como os pontos relevantes para garantir maior disponibilidade de produtos e evitar que os clientes busquem outros produtos ou outras marcas.

De acordo com o responsável pela área da indústria de varejo e bens de consumo da Deloitte, Reynaldo Saad, o importante hoje é encontrar maneiras de oferecer os produtos e serviços que o consumidor está buscando, aliando a um atendimento de qualidade. “O consumidor tem mais dinheiro e ficou mais exigente. Podendo comprar mais, ele deixou de se preocupar principalmente com o preço e fatores como praticidade e comodidade para encontrar o produto desejado passaram a ser essenciais”, avalia Saad.

Adequação

O superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Adelmo Freire, concorda com os resultados da pesquisa, afirmando que o consumidor vem exigindo melhores serviços e produtos, principalmente pelo maior acesso à informação. Para se adequar a esse novo perfil do consumidor, o comércio tem buscado melhorar o atendimento, investido em conquistar o cliente oferecendo uma certa mordomia, com instalações mais confortáveis e visual agradável nas lojas, por exemplo.

Freire chama a atenção para uma particularidade da capital potiguar. De acordo com ele, Natal atraiu um grande número de novos habitantes nos últimos 10 anos, que vêm tanto de outros estados brasileiros quanto de outros países, em busca de uma melhor qualidade de vida. “Como essas pessoas costumam ser muito bem informadas, elas exigem bastante qualidade ao sair em busca de produtos e de serviços”, conclui.

Fonte: Tribuna do Norte

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