terça-feira, 31 de maio de 2011

Procon mantém cautela sobre Cadastro Positivo

Em reunião com o Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, o coordenador do Procon, Sebatião Severino, posicionou-se com cautela em relação à criação do Cadastro Positivo. Para ele, a medida é redundante. “Já existe um cadastro negativo, quem não está nele já deveria ser considerado positivo, e acabou.” Outro ponto que o coordenador questionou foi sobre a possibilidade de o mercado condicionar a liberação de crédito à inclusão no cadastro positivo. “Se a pessoa não está em cadastro nenhum, o crédito não pode ser negado”, afirma Sebastião. A medida deve ser aprovada pela presidente Dilma na próxima semana.

O cadastro consiste em uma lista com dados dos consumidores que têm um bom histórico de pagamentos. Caso ele deixe de pagar alguma conta em um mês, por exemplo, o nome não sairá do cadastro, mas a falta vai ficar registrada no histórico. Sendo que, a participação é condicionada à autorização do consumidor. Um dos argumentos apontados no texto aprovado pelo Congresso é que a pessoa incluída na lista teria acesso a juros mais baixos. O coordenador do Procon, no entanto, rebate esse argumento. “Isso é uma possibilidade futura, não se sabe se isso vai acontecer mesmo. E se cair, vai ser pouco.”

Nas ruas de Uberaba, alguns se mostram favorável à ideia. A equipe de reportagem entrevistou 5 pessoas e todas aprovaram a iniciativa. Para a comerciante Lauanda Vendramini, por exemplo, o cadastro é mais uma garantia. “Eu acho que vai ser bom tanto para o comerciante quanto para quem está comprando, até pra liberar crédito.” Já a consumidora Dulcinéa Azevedo pensa que pode ser uma vantagem para compradores. “É uma boa pra quem paga as contas em dia, é uma prova boa que a pessoa tem. Porque, atualmente, está difícil achar quem paga em dia.” Dentre os entrevistados, há também a expectativa de que a burocracia diminua, como afirma a técnica em enfermagem Mirlei Silva. “Atualmente eu só compro no crédito do cartão. Não fico fazendo ficha em loja devido à burocracia. Se isso agilizar o processo, vai ser bom.”

Fonte: JM Online

Um comentário:

  1. O Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor publicou uma nota ressaltando as violações do cadastro positivo aos direitos dos consumidores. Uma campanha foi publicada no site pedindo o veto da Presidente Dilma a três pontos. Visite a página para saber mais: http://www.idec.org.br/cadastropositivo/

    Ajudem a divulgar!

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