domingo, 10 de outubro de 2010

Valorização de custo-benefício aproxima classe D do consumo consciente

SÃO PAULO – A maior valorização do custo-benefício na hora de presentear os filhos nos Dia das Crianças torna os consumidores da classe D mais próximos dos ideais do consumo consciente. Ao menos esta é a opinião da presidente da Shopper Experience – empresa especializada em pesquisa – Stella Kochen Susskind.

Para ela, enquanto os pais da classe A têm intenção de presentear os filhos com novidades tecnológicas, não se preocupando com a durabilidade dos produtos, os da classe D já estão planejando as compras há alguns meses, pesquisando os preços mais acessíveis e as condições de pagamento, sendo que eles se preocupam em avaliar a vida útil do produto e a real necessidade dele.

“Fatores como a real necessidade e a durabilidade do produto também têm importância maior no processo de compra da classe D e revelam a maturidade de uma classe que sabe o real valor do dinheiro e que não se esquece dessa importante lição, mesmo quando a emoção costuma imperar”.

Dia das Crianças
Stella chama a atenção ainda para o fato de a classe D estar aprendendo a fazer bom uso das opções de crédito e sabendo dosar melhor o índice de endividamento. Ela acredita ainda que, neste Dia das Crianças, além da inclusão no consumo, a forma de comprar destes consumidores terá bastante impacto no varejo.

No geral, de acordo com a especialista, este ano a classe D assumiu o segundo lugar em poder de consumo, pela primeira vez, destinando 28% do total de sua renda à compra de produtos e serviços, percentual superior ao da classe B, de 24%.

Além disso, ressalta, há estimativas de que a venda de computadores para a base da pirâmide social cresça 30% neste ano.


Fonte: Info Money

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