Qualidade de geladeiras e fogões é alvo de reclamações. Associações dizem desconhecer dado e afirmam ter comprometimento.
As queixas de defeito de bens duráveis aumentaram, e muito, no Procon de São Paulo. Só no primeiro semestre deste ano, houve um aumento de 70% no número de reclamações.
Para evitar dor de cabeça depois da compra, o consumidor deve se preparar antes. Ele pode, por exemplo, pesquisar e escolher a loja e o fabricante que tenham menos reclamações de clientes. Deve também testar o produto na hora ou no ato da entrega. São dicas do próprio Procon.
Geladeira e freezer tiveram 148% a mais de reclamações. Depois aparecem as máquinas de lavar, com 134%. O aumento de queixas em relação aos eletroportáteis foi de 133%. Já as reclamações sobre produtos de informática cresceram 115%.
Se for constatado o defeito, a loja tem que fazer imediatamente a troca, a devolução integral ou o abatimento em compra de novo produto.
Duas associações que representam os fabricantes dizem que não conhecem os dados sobre o aumento de reclamações. Elas afirmam que a indústria trabalha para a satisfação do consumidor e está comprometida em colocar no mercado produtos de qualidade.
Fonte: G1
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