Rio - Em meio a ameaças na área de segurança pública e em tempos de pagamentos adiconais de fim de ano, aumenta o risco de ação de golpistas contra aposentados. Hoje o INSS começa a pagar a segunda metade do 13º salário a quem recebe o mínimo. São R$ 255 nas mãos e é preciso ter cuidado antes e depois de fazer o saque. Confira no quadro abaixo dicas para não se tornar alvo de pessoas mal intencionadas.
Os primeiros a embolsar o abono de Natal serão pensionistas e aposentados com matrícula terminada em 1. Idosos, que muitas vezes têm dificuldade para se movimentar e de lidar com os terminais de auto-atendimento, são vítimas mais vulneráveis, mas qualquer cliente bancário pode correr riscos.
O vice-presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Social no Estado do Rio de Janeiro (Asaprev), Helio Guimarães, lembra que o golpe da “saidinha de banco” ainda ocorre com frequência. “Tem aposentado que facilita muito no banco, sai contando dinheiro na rua. Tem que evitar chamar atenção”, recomenda. O risco é que algum bandido perceba que a vítima potencial carrega dinheiro e faça o assalto.
GOLPES
Outro problema recorrente são golpes por telefone em que a quadrilha oferece vantagens, como liberação do limite de empréstimos consignados, em troca de um depósito em conta. O aposentado que cai na cascata paga e não recebe. Para evitar o perigo, deve-se evitar informar dados por telefone, principalmente endereço, nome completo e números de documentos. “Eles oferecem vantagem e dão uma conta, mas é dinheiro perdido, porque eles somem depois”, avisa Helio.
A Febraban recomenda atenção especial no dia a dia. Recursar “ajuda” de desconhecidos, por exemplo.
DICAS DE SEGURANÇA
SENHA SEPARADA
Cartão e senha anotada não devem andar juntos. Memorize sua senha.
ESTRANHOS
Não aceite ajuda de quem não for funcionário do banco. Outro golpe conhecido é a troca dos cartões.
COMPANHIA
Evite ir ao banco sozinho, em especial os muito idosos.
CONTAGEM
Para conferir o valor sacado, busque um canto reservado na agência. Não abra a carteira de forma escancarada. Faça com discrição.
MOVIMENTO
Prefira ao banco em horários de grande movimento para chamar menos atenção para si.
VIOLAÇÃO
Se o caixa eletrônico parecer quebrado, não use e, se possível, avise ao banco.
Fonte: O Dia Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário