domingo, 19 de dezembro de 2010

Alimentos: Entidades pedem regulamentação

Entidades da sociedade civil preparam-se para lançar a Frente pela Regulamentação da Publicidade de Alimentos. O movimento fará uma mobilização para informar a sociedade principalmente sobre as propagandas voltadas às crianças. Em junho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou um resolução regulamentando a propaganda de alimentos, mas a medida foi suspensa por meio de liminar concedida pela Justiça Federal, em Brasília, a pedido da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia).

Segundo Elisabetta Recine, integrante do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), a relação entre a má alimentação das crianças e a publicidade é integral, porque o hábito alimentar é formado a partir da mensagem transmitida pela propaganda. “Esses anúncios publicitários normalmente são de produtos que têm altos teores de açúcar, gordura e sal.”

De acordo com ela, é preciso que os pais tenham atitudes saudáveis desde o início da vida do bebê, fortalecendo e privilegiando o aleitamento materno até os seis meses de idade, introduzindo, em seguida, alimentos naturais e o mais variados possível. “Dos 6 meses a 2 anos, a criança tem o grande momento de formação do hábito alimentar.”

A representante do Consea disse que a frente servirá para que as organizações sociais se agrupem em favor da regulamentação da publicidade de alimentos e da divulgação das informações.

A advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Mariana Ferraz, afirmou que a indústria alimentícia pratica repetidamente um tipo de publicidade abusiva. “É o que observamos na publicidade direcionada ao público infantil. No caso de alimentos, muitos que apresentam potencial nocivo para a saúde vêm associados a coisas lúdicas que são persuasivas para a criança.”

Mariana disse que no Brasil a lei em vigor não está servindo para barrar essas práticas. Segundo ela, o instituto defende que toda publicidade de alimentos apresente um alerta sobre os riscos de consumo.


Além disso, a entidade de defesa do consumidor propõe a revisão da atual regulação da rotulagem, que também funciona como meio de propaganda.

Como

ENTENDA A NOTÍCIA

Parte dos anúncios publicitários e das propagandas de alimentos que têm como público-alvo as crianças tentam associar o consumo com itens lúdicos. E é logo nos primeiros anos da infância que se forma o hábito alimentar de uma criança. Entidades querem regulamentação

Fonte: Jornal o Povo

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